Duvida: Ser ou não ser Militar ?

Olá, nobres leitores.

Este é o meu 1º Post no blog e vou falar sobre algo que eu passei e entendo como é, assim como falei na postagem "Quem somos.". É de grande importância pois creio que várias pessoas já passaram ou estão passando por isso.

Quando estamos perto do término do ensino médio, temos a oportunidade de fazermos concursos militares, tais como:


E junto com essas oportunidades, chegam as dúvidas, devemos ou não escolher um Curso de Formação Militar ou devemos continuar nossa vida como Civil e cursarmos o curso superior que tanto sonhamos, desde os primeiros anos na escola?

Para chegarmos à uma decisão eficaz e satisfatória, podemos elaborar uma série de análises que nos ajudará a escolher de forma mais consciente esta decisão. A seguir dividiremos em Prós e Contras da vida de Militar:

Prós: 
  1. Um militar tem a oportunidade de conhecer diversos lugares, climas e culturas diferentes.
  2. O militar de um dos concursos citados, possui estabilidade financeira. (No caso da EsSA em 2 anos)
  3. Um militar possui benefícios diversos como: Um bom plano de saúde; Colégios Militares; Além de ter oportunidade de conseguir moradia em vilas militares, conseguindo assim uma boa economia para aqueles que não possuem casa própria.
  4. Um militar de carreira recebe uma quantia em dinheiro por cada Transferência, o que termina sendo uma parte lucrativa desse serviço.
  5. Um militar está sempre praticando exercícios físicos, o que proporciona uma vida mais saudável.
Contras: 

  1. A atividade militar é como um "celibato sem batina", ou seja, é uma carreira que exige total dedicação, sendo assim, o militar acaba perdendo outras partes da vida, por falta de tempo.
  2. A família do militar acaba sofrendo a ausência do mesmo por muitas vezes estar longe de casa em atividades do Serviço.
  3. O militar pode estar de serviço em qualquer dia, não importa se é feriado ou fim de semana.
  4. Uma vez militar uma "vida de sono" se inicia. (depois que sai do Exército passei 1 mês para recuperar o sono perdido, kkk.)
  5. Muitas vezes a distância de casa pode ser a principal dificuldade dos militares mais caseiros.

O fato é que o militarismo é realmente vocação, o que realmente complica é a pouca experiência que temos na hora de tomar essa decisão, na minha turma tive vários exemplos de apaixonados pela atividade e muitos outros exemplos de pessoas que estavam ali somente por questão financeira (apesar do salário não ser compatível com o trabalho, é uma forma de adquirir a independência financeira mais rápida). Acabei por não escolher a opção que mais tarde não me agradaria, mas em todo caso tive oportunidade de viver situações que somente o Exército poderia me proporcionar, aprendi muito sobre sobrevivência, lealdade, amizade e liderança entre outros atributos que desenvolvemos durante o curso.

Espero ter ajudado aos que por ventura se encontrem na situação que eu vivi. Para os que escolherem seguir nessa carreira, estarei dando novas dicas e falando o máximo que aprendi durante minha passagem pelo exército em próximos Posts, caso tenham alguma dúvida em especifico, basta pedir que elaboro uma nova postagem sobre sua dúvida.

Obrigado caros companheiros e até a próxima.
Atenciosamente, Michael Rodrigues.

1 comentário

Saulo em 8 de maio de 2015 às 18:41

você fez a EsSA ou foi recruta?

 
© Um tikin a mais - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Michael Rodrigues Michael Rodrigues.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo