A melhor solução para o lixo

Olá leitores, estamos de volta com mais novidades para vocês, gostaria de começar o post com a seguinte pergunta: Pra onde vai o lixo produzido nas cidades todos os dias ?

Muitas pessoas sabem para onde vão, entretanto, pouquíssimas pessoas se interessam em saber o destino dos lixos e as suas consequências para o meio ambiente e para as pessoas. Visando um melhor entendimento vamos falar um pouco sobre o lixo.
Temos 3 possíveis caminhos para o lixo, são eles: LIXÕES, ATERRO CONTROLADO, ATERRO SANITÁRIO. 

Os lixões: 

De todas as opções, esta é a pior delas. Eles são a pior escolha para o destino do lixo por vários motivos. Ao acumular lixos a céu aberto, cria-se uma poluição constante causada pela decomposição dos lixos, através da produção de metano e chorume, o gás metano (além de gás carbonico) sobre para a atmosfera e o chorume penetra na terra, as vezes com auxilio da água da chuva, e acabam afetando diretamente o lençol freático. Outro problema seria a proliferação de animais que transmitem doenças como: ratos e moscas.

Os Aterros Controlados:

Estes, estão em um patamar médio, por ficar entre as outras duas soluções. Ao utilizar os aterros controlados, evita-se a exposição do lixo a céu aberto, pois diariamente recebem cobertura de terra ou saibro, e parte dos gases são queimados. mas uma certa quantidade de chorume ainda se infiltra no solo e chega até o lençol freático, portanto, apesar de ser melhor do que os lixões ainda não é a solução mais ideal.

Os Aterros Sanitários:

Finalmente a melhor escolha para o destino dos lixos produzidos diariamente. Esta opção recebe também cobertura diariamente, capta os gases resultantes da decomposição o que evita a contaminação do ar e da atmosfera, utilizando inclusive para a geração de energia. O grande diferencial dos Aterros Sanitários é uma impermeabilização dos solos utilizando-se PVC, o que impede que o chorume desça até o lençol freático, que é depositado em um poço para tratamentos futuros.


Atenção: Fiquem atentos à Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010, ela prevê o fim dos lixões até o final de Agosto de 2014.


Comentários

 
© Um tikin a mais - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Michael Rodrigues Michael Rodrigues.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo