Como os nossos mananciais de água potável no Brasil estão mal distribuídos ( 72% dos mananciais estão presentes na região amazônica, restando 27% na região Centro-Sul e apenas 1% na região Nordeste do país. ), ocorrem as "secas" em uns locais mais do que outros. A região Nordeste sempre sofreu com a falta d'água e em alguns lugares como o sertão do ceará, moradores precisam caminhar vários quilômetros para conseguirem ao menos água para beber, e em alguns casos a água encontrada ainda é imprópria para o consumo.
Entretanto este problema está também atingindo a região Sudeste (mais precisamente a Grande São Paulo) a metrópole vem enfrentando isto e cada vez mais os índices indicam que está evoluindo negativamente. Além de que o Sistema Cantareira, o primeiro a falecer com a estiagem, já opera com 18,7% de sua capacidade, o chamado volume morto. e segundo especialistas, antes de 2015, os sistemas não conseguirão se recuperar, o que implica dizer que a seca persistirá por pelo menos 2 anos.
A falta de água é um problema social, e cada um pode e deve fazer a sua parte, a seguir: Maneiras de evitar o desperdício.
- Armazenar de forma correta a água da chuva.
- Não deixar a torneira ligada ao escovar os dentes.
- Não derramar demasiada quantidade de água ao tomar banho.
- Não lavar calçadas com água potável.
- Evitar o gotejamento das torneiras.
- Ficar atentos à vazamentos de água.
O grande problema para o controle dos gastos excessivos de água é que as pessoas por acharem que sozinhas não podem mudar o mundo, não fazem a sua parte. O importante é entender que a união faz a força, portanto, FAÇA A SUA PARTE!
Comentários